Arquitetura Subtropical – A madeira como solução para as variações climáticas
Estações bem definidas são uma das principais características do sul do Brasil. Apesar de nosso país ser reconhecido como um paraíso tropical, repleto de praias e um clima predominantemente quente, a região Sul passa por invernos rigorosos, com temperaturas negativas e até mesmo neve em algumas ocasiões. É um cenário fantástico, as paisagens ficam lindas e o turismo de inverno vem se desenvolvendo a cada ano.
Em meio a toda essa atmosfera de contemplação que as estações frias nos proporcionam, uma outra questão se evidencia, a maioria das edificações no sul do Brasil possuem um padrão de construção completamente inadequado para o nosso clima, não atendendo a padrões básicos de conforto térmico. Os problemas gerados por essa situação vão além do desconforto, podem acarretar em problemas de saúde, como por exemplo, inúmeros casos de resfriados, alergias, infecções, entre outros problemas ocasionados pelas grandes variações de temperatura durante o ano. O ponto a ser ressaltado, é que ainda muitas pessoas passam por desconfortos em relação a temperatura dentro de suas próprias casas.
Fica então a pergunta, é possível construir uma casa confortável e termicamente eficiente no sul do Brasil? Temos tecnologia com preço acessível pra isso? Sim, há uma série de estratégias projetuais utilizando a madeira que possibilitam a construção de casas mais confortáveis e adaptadas ao nosso clima.